A Deficiência Auditiva

A deficiência auditiva é a redução ou a perda total da audição. Os sintomas, causas, tipos e graus da perda de audição podem ser inúmeros.

Alguns sintomas de perda auditiva incluem:

  • - Dificuldade para escutar em reuniões familiares, salas de concertos, teatros, local de trabalho, etc.
  • - Dificuldade para escutar a televisão e/ou telefone.
  • - Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas.

Os indivíduos afetados por uma perda auditiva, frequentemente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Essas formas incluem:

  • - Pedir aos outros que repitam as falas.
  • - Virar a cabeça de lado direcionando-a para os sons ou para quem está falando.
  • - Elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som.
  • - Evitar reuniões sociais.
  • - Fingir entender a mensagem recebida.

As causas das deficiências auditivas podem ser decorrentes da orelha externa, média ou interna.

Orelha Externa

Figura

As causas mais típicas são excesso ou acúmulo de cerúmen e infecções no canal auditivo externo. Muitos dos problemas de orelha externa podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Orelha Média

Figura

Alterações mais comuns: perfuração timpânica, infecção ou líquido na orelha média e otosclerose (calcificação ao redor do estribo). Muitos dos problemas de orelha média podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.

Orelha Interna

Figura

A maioria dos problemas de audição resultam de lesões das estruturas da orelha interna. As causas mais comuns são processo de envelhecimento, exposição excessiva ao ruído, uso de medicamentos tóxicos para o sistema auditivo, traumas, dentre outros. Lesões na orelha interna podem ser compensadas pelo uso do aparelho auditivo.

Deficiência auditiva condutiva Qualquer interferência na transmissão do som desde o conduto auditivo externo até o ouvido interno. 

Deficiência auditiva neurossensorial: Ocorre quando há impossibilidade de recepção do som por lesão das células ciliadas ou nervo auditivo. 

Deficiência auditiva mista: Ocorre quando há uma alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. 

Deficiência auditiva central: Este tipo de deficiência auditiva não é, necessariamente, acompanhado de diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no sistema nervoso central. 

Figura

Perda Auditiva de grau leve 
- Pequena dificuldade de compreensão
- Ouve bem em ambientes silenciosos
- Dificuldade em ambientes ruidosos
- Dificuldade com fala distante ou muito baixa

Perda Auditiva de grau moderado
- Dificuldade na compreensão mesmo em ambientes silenciosos
- Pede para repetir o que foi dito frequentemente e que se fale mais alto

Perda Auditiva de grau severo 
- Muita dificuldade para entender a fala
- Identifica ruídos do ambiente e vogais

Perda Auditiva de grau profundo 
- Percebe apenas sons bem intensos
- Chamado, erroneamente, de “surdo-mudo”

Teste para detecção de perda auditiva

Se há suspeita de perda auditiva, deve-se fazer uma consulta com um médico otorrinolaringologista, que fará a avaliação e solicitará alguns exames, dentre eles a audiometria.

A audiometria é um exame indolor realizado pelo fonoaudiólogo e consiste basicamente na definição do menor limiar de audibilidade individual em diferentes frequências sonoras, através de um audiograma, além do reconhecimento de fala. O profissional utiliza os dados colhidos para determinar o tipo e grau da perda auditiva.

Cuidados na infância

É muito importante observar a reação da criança para som. Se a criança não reage a todos os sons, não responde quando é chamada, fala muito alto, aumenta muito o som da televisão, tem dificuldade de aprendizado e demonstra falta de atenção, é importante procurar um profissional de saúde auditiva.

Hoje existem sofisticados exames para detecção precoce da perda auditiva, que podem ser feitos na própria maternidade como a Triagem Auditiva Neonatal ou, popularmente conhecido, teste da orelhinha. Caso não tenha sido feito, procure um profissional da saúde auditiva.

Apoio da família

Aprender a escutar com a ajuda de um dispositivo de amplificação sonora requer um período inicial de adaptação, tanto por parte do usuário como por parte dos que o cercam. A paciência é importante nas primeiras etapas. Lembre-se que, da mesma forma que uma perda auditiva é usualmente gradual, pode tomar tempo para acostumar-se com os sons novamente proporcionados pelo dispositivo.